Raspagem de Piso de madeira 

  • Joaquim Marinho

Construção de decks sem erros: veja dicas de profissionais

Aparentemente simples, a construção de decks de madeira sobre solo natural ou contrapiso envolve cuidados técnicos desde a fundação até a manutenção do sistema. Confira a seguirvêm se tornando cada vez mais comuns. Enquanto no passado eram usados quase que com exclusividade em piscinas, hoje eles ocupam outros espaços, como área de churrasqueiras, varandas, box de banheiro, passarelas de acesso e jardins.

Apesar disso, são comuns os erros de execução envolvendo desde as fundações e os elementos de fixação até o acesso e a interface com as instalações elétricas e hidráulicas. A escolha incorreta da madeira ou do tratamento para esse tipo de uso pode, ainda, reduzir a vida útil do deck.

madeiraFUNDAÇÕES

Segundo a engenheira Samanta Gererozo, diretora técnica da Costanobre Engenharia, os decks podem ser instalados diretamente sobre a terra, desde que realizado estudo do solo para conhecimento da permeabilidade. “O local deve ser coberto com manta bidim, ou, o que é mais comum, ser cimentado. Em ambos os casos, o terreno precisa ser nivelado de modo que o deck permaneça no mesmo nível, sem degrau, evitando o acúmulo de água”, ensina.

O uso de manta geotêxtil é opcionalMurilo Deneno

O arquiteto Murilo Deneno, titular da Toro Design em Madeira, orienta a remoção da vegetação, se houver, espalhando uma camada de regularização de 5 cm de pedrisco preto, que esquenta mais e mata as sementes de pragas. “O uso de manta geotêxtil é opcional”, diz. Se o deck for instalado sobre terreno natural, devem ser feitas fundações do tipo sapatas, onde será apoiada a estrutura. “Ou executar escavações para concretar as bases dos pilares que suportarão a estrutura do deck”, recomenda Deneno. A fundação varia de acordo com a altura do deck, entre 0,50 m e 1,50 m de profundidade. “Quando os barrotes de apoio estiverem em contato direto com a água, a melhor proteção é feita com a aplicação de tinta impermeabilizante. E, como boa prática, utilizar um espaçador sob o barrote, para que não fique em contato com o contrapiso ou com o solo”, diz a engenheira. Ela indica, também, a instalação de apoios de borracha (neoprene), para facilitar o escoamento da água e diminuir o impacto entre a madeira e o contrapiso. A base consiste em um tramado de estruturas resistentes que serão sobrepostas, para distribuir o peso de maneira uniforme e segura


5 visualizaçõesEscreva um comentário
  • RPM Raspagem de piso

Não é de hoje que as pessoas têm dúvidas de como limpar piso de madeira, então decidimos criar um conteúdo mostrando como você pode fazer para limpar e os cuidados que deve ter com o piso de madeira.Antes que eu te mostre de como fazer a limpeza do piso de madeira, acho legal ressaltar o que você NÃO PODE de jeito NENHUM fazer no seu piso.

Cerdas: Jamais utilize vassouras, escovas ou esponja de limpeza não importa se forem de cerdas macias, duras, de aço, palha, etc… esses materiais riscam e podem remover a proteção como vernizes e seladores do piso.

  • Veja também:

  • Como Recuperar o brilho de madeira riscado;

  • Como Recuperar piso de madeira riscado;

Água: Nunca lave ou jogue água, a umidade é o pior vilão da madeira, já que podem acabar estufando o piso e desenvolver mofos e bolores.

Produtos inadequados: Outra situação comum é utilizar produtos inadequados para realizar a limpeza, por exemplo: produtos como lustra móveis (acreditem, já tivemos casos assim) deixa o piso extremante escorregadio com grande risco de acidente. Pisos de madeira necessitam de produtos desenvolvidos para esse segmento, assim a chance de acontecer qualquer problema diminui drasticamente.

Fórmulas caseiras: Não é difícil encontrar na internet, vídeos e conteúdos com fórmulas “mágicas” caseiras ensinando como limpar e remover manchas de pisos de madeira, mas você já reparou quem ensina isso nunca é um profissional especializado? Nós da Loja do Profissional jamais recomendaríamos que você utilize qualquer coisa sem conhecimento, já que produtos errados podem danificar e piorar a situação do seu assoalho como remover películas de proteção, desenvolver manchas, perder coloração e até mesmo deixar o piso escorregadio com risco de acidentes.

O BARATO PODE SAIR CARO!

Como fazer a limpeza correta em piso de madeira

Para fazer a limpeza e manutenção corretamente do piso de madeira você vai precisar de alguns produtos e equipamentos desenvolvidos especialmente para esse tipo de trabalho.Equipamentos ideias para utilizar na limpeza

Bona Mop: ideal para a limpeza diária de pisos de madeira. O Bona Mop facilita a limpeza dos pisos, já que possui cabo longo e uma base giratória com um ângulo de 360º. Alcança os cantos com facilidade.



Pad Atrai Pó: microfibra lavável, suave e sedosa, com ação eletrostática (atrai e prende a sujidade ao pad). Esta recarga fixa-se facilmente com tiras de velcro ao Mop Bona. É uma forma excelente de limpar pó antes de passar o Mop úmido.


Pad Limpador: feito de microfibra, o Pad Limpador foi desenvolvido para absorver as sujeiras, sendo excelente para usar com os limpadores.


Produtos adequados para limpeza

Bona Cleaner: detergente concentrado e levemente alcalino para limpeza diária de pisos de madeira envernizados. O Bona Cleaner foi desenvolvido para facilitar a remoção de sujeiras leves e pesadas sem tirar as camadas de proteção dos produtos Bona Polish e Bona Freshep Up.


  • Pode ser usados em pavimentos de madeiras acabados, cortiça e laminados.

  • Adequados para pavimentos residenciais e comerciais.

  • Não remove qualquer produto de proteção.


  • Diluição:

  • Limpeza normal: 1:100

  • Pavimentos muito sujos: 2:100

Como usar:

  1. Retire o pó da superfície utilizando o Pad Atrai Pó.

  2. Faça a diluição do Bona Cleaner em um borrifador ou pulverizador: para limpeza leve utilize 10 ml do produto para 1 litro de água, já para limpeza pesada faça 20 ml do produto para 1 litro de água.

  3. Aplique o Bona Cleaner direto no piso e espalhe o produto com a Bona Mop e Pad Limpador.

  4. Deixe secar, no mínimo, por 1 hora antes de circular no ambiente.

  • Veja também: como fazer diluição de produtos concentrados;

Bona Care: detergente neutro de pronto uso para limpeza diária de pisos de madeiras, elimina de forma rápida e eficiente manchas e sujeiras como: café, molhos, vinhos, sucos, marcas de sapato, etc.  O Bona Care rende cerca de 250 m² e indicado para pisos não encerados.


Como usar:

  1. Retire o pó da superfície utilizando o Pad Atrai Pó.

  2. Borrife o Bona Care diretamente no piso e espalhe o produto com Bona Mop e Pad Limpador.

  3. Deixe secar, no mínimo, por 1 hora antes de circular no ambiente.

ATENÇÃO: Os limpadores da Bona não possuem nenhuma fragrância, são produtos designados somente para fazer a limpeza.




18 visualizaçõesEscreva um comentário
Pedir um orçamento
arrow&v
  • Facebook
  • Instagram